90 ANOS DE PAULO FREIRE






Um breve histórico: A Educação Física Escolar no Brasil

Primeiro Momento: Enquadrar e servir

          No Brasil, a Educação Física Escolar surge no século XIX com forte influência dos médicos higienistas preocupados com a alta taxa de mortalidade da população branca brasileira, por falta de cuidados básicos de higiene. Esta inserção foi ainda reforçada pelos interesses militares e do nacionalismo (Betti, 1991). A obrigatoriedade da Educação Física foi, portanto, instituída com objetivos pautados pela higiene, saúde e eugenia, preocupada em oferecer atividades saudáveis que produzissem homens preparados para atividades intelectuais (físico a serviço do intelecto) e mulheres prontas para gerar filhos fortes e cuidar da família. Essa função originada no berço do movimento higienista perdurou por todo o século XIX (Castellani-Filho, 1988). Com as mudanças derivadas pela tecnologia, emergente no século XX, a sociedade brasileira sofre a sedentarização provocada principalmente pelos meios de transporte. Mas no campo da Educação Física houve poucas mudanças, continuando esta com seu caráter utilitário característico do século passado, ou seja, a Educação Física Escolar continuava com o objetivo de formar homens fortes para o “bem da pátria”.
Fonte:www.uninove.br/PDFs/Mestrados/Educação/Anais_V.../MEP20.pdf