ATIVIDADES ESPORTIVAS

Expectativas de aprendizagem em Educação Física - 6º ao 9º ano

Confira o que a turma deve aprender no Ensino Fundamental II

O ensino da Educação Física vai além da recreação e da cobrança pelo rendimento no esporte. Os conteúdos da disciplina contemplam as produções de nossa cultura corporal: o jogo, o esporte, a dança, a ginástica e a luta. A disciplina deve considerar a dimensão cultural simbólica inerente ao corpo humano.

Expectativas de aprendizagem
■ Ser críticos perante a tentativa de imposição da indústria cultural.
■ Reconhecer a intencionalidade de políticas esportivas públicas e do terceiro setor.
■ Analisar os programas televisivos, as crônicas esportivas e a publicidade e seus efeitos.
■ Identificar as características das brincadeiras vivenciadas (regras, estratégias, conteúdo e forma).
■ Elaborar formas variadas de textos.
■ Adaptar formas de participação, facilitando a atuação dos colegas.
■ Compreender os mecanismos de construção do mito do atleta.
■ Conhecer e relacionar os tipos de modalidade esportiva com os espaços sociais onde ocorrem.
■ Identificar as práticas discursivas presentes nos esportes que reforçam pejorativamente a identidade de raça, gênero, sexualidade e idade.
■ Entender que a prática esportiva pode ser vivenciada no tempo/espaço de lazer, como esporte de rendimento ou como aptidão física e saúde.
Fonte: Orientações Curriculares da prefeitura do município de São Paulo


Proposta da Rede Municipal do Recife